terça-feira, 12 de maio de 2009

Novo Enem altera perfil dos maiores vestibulares do País

O Correio Popular publicou, hoje, uma matéria sobre vestibular, ou melhor, as mudanças que estão acontecendo nas provas dos vestibulares de algumas universidades, tais como USP, Unesp e a prova do Enem.
"Matérias antes pouco cobradas no vestibular, como filosofia, artes e educação física, passam a ser também alvo de questões nos principais vestibulares do País".
Sou professora de filosofia e tenho certeza que aprender a pensar, questionar e pensar sobre o próprio pensamento levarão os alunos a entenderem o mundo e a si mesmo, serão pessoas que não aceitarão serem manipulados e farão uma leitura das notícias e fatos com mais clareza.
Cobrar um conteúdo filosófico no vestibular não muda nada, porém permitir que as questões envolvam conceitos filosóficos fará grande diferença na formação do aluno que não se limitará a decorar, mas a obter conhecimento. E conhecer é aprender e não esquecer, é usar esse conhecimento no dia-a-dia, é praticar, é mudar!
Quantos de vocês se lembram dos conteúdos que aprenderam na escola? Quantos sabem o nome dos 5 primeiro presidentes do Brasil? Quantos sabem o nome dos 5 maiores rios no nosso país? Não vale procurar no google! Você se lembra?

Agora quantos se recordam de uma professora que marcou sua vida, de um amigo que fez a diferença? De um projeto que você produziu na escola? De pessoas que te ajudaram a aprender?

Aqui fica meu protesto, temos que colocar significado em tudo o que ensinamos hoje, pois informação os alunos buscam na internet, não precisam de professor. Mas conhecimento... não se consegue em qualquer lugar.